Não daria pra passar batido nesse blog sem falar do extremo prazer em fazer parte da gravação de um dos grandes momentos do projeto “Unplugged” da MTV no Brasil; o do mestre Gilberto Gil.
Montamos um time bem amarrado pra este trabalho; Eu e o Rogerinho Gazzaneo no monitor, o Ricardo “Franja” e o Carlinhos Freitas cuidando da mix do PA e o Vitor Farias na gravação, capitaneada pelo Roberto Marques e a unidade móvel da ARP. O disco foi gravado em São Paulo no Estúdio Frame, com apenas um dia de ensaios e passagem de som, e outro para a gravação.
A banda era formada por Gil (voz e violão), Arthur Maia (baixo), Jorginho Gomes (bateria e bandolim), Celso Fonseca (violões), Marcos Suzano (percussão) e Lucas Santana (flauta). Os arranjos e a banda afiadíssima, aliada ao repertório impecável de Gil tornaram este projeto extremamente especial e um dos meus prediletos na MPB.
Operamos com monitores Meyer Sound embutidos no cenário para toda a banda (na época os in-ears não eram lei…rs), tomando um cuidado especial com os níveis para que em nenhum momento a gravação fosse comprometida tecnicamente. O mesmo cuidado foi tomado com a operação de PA pelo Carlinhos.
A dedicação do Gil aos detalhes no dia anterior levou o ensaio até altas horas da madrugada, a ponto de perguntarmos se ele tinha noção do tempo que passou sentado naquele banquinho tocando violão…(posso garantir, mais de 11 horas!). No dia seguinte apenas detalhes técnicos e uma passagem de som rápida, para que o resultado do CD fosse muito gratificante.
Mais um detalhe sobre o Gil: após uma exaustiva jornada, ele entrou na unidade da ARP e simplesmente ouviu toda a gravação do show, um carinho e dedicação que só comparo ao Roberto de Carvalho na gravação da “Zorra” da Rita Lee. Quanto a cena surreal de encontrá-lo lá pelas quatro da manhã no corredor do estúdio e ouvir a pergunta: “vocês da técnica gostaram do show?”, deixa pra lá…
Comprometimento pouco é bobagem!!! Hehehehe…
Até!!!